Buscape

terça-feira, 27 de novembro de 2012

COMO PLANTAR UMA ÁRVORE


Não há muitos segredos para se plantar uma árvore, mas é preciso estar atento a algumas dicas para que a muda possa vingar e sua plantação não seja frustrada. Para plantar uma árvore é preciso conhecer o lugar da plantação e também a espécie que vai ser plantada. Se estiver muito próximo a casas, muros ou qualquer outro tipo de edificação, o ideal é usar árvores que não tenham muitas raízes e que não cresçam muito. Se você tem um grande quintal, sítio ou coisa do tipo, não tem problema, pode plantar espécies que cresçam mais ou que sejam frutíferas. O No Pátio preparou um passo a passo para quem é iniciante no quesito plantação.

Como plantar
1 – Escolha do local para plantio da muda.
- O local para plantio da muda deve ter espaço suficiente para que a futura árvore possa desenvolver a sua copa;
- A distância mínima entre uma muda e outra ou mesmo entre a muda e uma casa, deve ser no mínimo de 5,0 metros;
- Deve-se evitar também o plantio da muda sob a linha de energia elétrica.
2 – Preparo da cova de plantio
- A cova (buraco) onde será plantada a muda deve ter as dimensões de:
- 60 cm x 60 cm de boca;
- 60 cm de profundidade;
- Ao abrir a cova, a terra retirada deve ser aproveitada para o enchimento do buraco.
3 – Adubação
- Para garantir um melhor crescimento da muda, é recomendável que se faça uma adubação na cova antes do plantio utilizando-se 150 gramas de calcário, 200 gramas de superfosfato simples e adubo orgânico (esterco) bem curtido.
- Primeiro faz-se a mistura de 3 partes de terra com uma parte de adubo orgânico e depois acrescenta-se o calcário e o superfosfato.
- Essa mistura deve ser utilizada no enchimento da cova.
- O calcário e o superfosfato simples podem ser encontrados nas lojas que vendem plantas, produtos agrícolas ou mesmo em alguns supermercados.
4 – Preparo da muda
- No momento do plantio, a embalagem (saco plástico ou outros) que envolve a muda deve ser retirada com cuidado para que o torrão que protege as raízes não se quebre.
- Para facilitar a retirada, segure a muda deitada com uma mão e com a outra, utilizando objeto de corte (faca, tesoura) corte o saco plástico no sentido boca-fundo e com cuidado retire a embalagem plástica.
5 – Para finalizar
- Depois de tudo isso é só você cobrir a raiz da muda com a terra que você retirou do buraco e cuidar com carinho da sua árvore.
Com essas dicas fica mais fácil colocar a mão na massa e plantar a sua árvore, fazendo a sua parte por um planeta melhor!

Fonte: http://www.nopatio.com.br/ecofriendly/plante-arvore-ajude-planeta/

Um comentário:

  1. Ah que máximo, sempre quis plantar uma, acho que vou tentar *-*
    Muito interessante o blog! Bjo.

    avoandoo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir